Colheita : Durante a colheita é feita uma seleção, colhendo os bambus que estejam maduros, deixando os brotos e os bambus que ainda não estejam em ponto de colheita..
Corte :Após a seleção é feito o corte (conforme a necessidade).
Limpeza : A limpeza é a remoção dos galhos, deve ser feito com muito cuidado para que não lasque as fibras.
Lavagem :Lavado peça por peça, passando pano de fibras grossas, para melhor remoção das impurezas.
Tratamento :O tratamento inicial é feito, a base de calor utilizando laça chamas ou estufa à base de vapor. Isto faz com que fique menos atrativos para insetos e fungos.
Impermeabilização :Após o tratamento é aplicado duas demão de verniz com filtro solar diluído, para uma melhor infiltração em suas fibras.
Conservação :Em área externa deve-se fazer tratamento semestral, com aplicação de verniz com filtro solar diluído, em certos casos deve-se fazer o uso de lança chama para trazer de volta uma boa coloração.
Renovação:Sendo o bambu da família de gramínea, sua renovação é rápida ( três anos) .
Curiosidades:
Procura por materiais resistentes e de baixo peso e a preocupação com a preservação da natureza está fazendo do bambu uma alternativa aos materiais convencionais usados na construção civil, na indústria de eletroeletrônicos e até na fabricação de bicicletas. Com resistência 17% superior à do aço, O bambu ainda tem a vantagem de não ser sujeita à corrosão ou ferrugem. Os primeiros testes revelaram que, além de mais resistente, o uso do bambu na fabricação de canos e tubos requer 50 vezes menos energia que a empregada na fabricação de tubos de aço de iguais proporções. Outra vantagem do bambu é que ele é renovável, ao contrário do ferro. O bambu é muito eficaz no combate a muitas formas de poluição, produzindo oxigênio, reciclando a água de rios e lagoas, também absorve e limpa.